quarta-feira, 14 de abril de 2021

Porque o Yoga do Riso?

 


Boa tarde :-)

Hoje quero partilhar com vocês porque escolhi especialmente o Yoga do Riso como método de terapia próprio e como método de poder proporcionar riso e alegria aos seres humanos que me rodeiam e que encontro no meu percurso pessoal e profissional.

Considero-me uma pessoa naturalmente risonha. Sempre gostei muito de rir e de fazer rir os outros. Antes de conhecer o Yoga do Riso usava o sentido do humor para ter um motivo de riso. 

Isso evidentemente mudou.

Dentro da área do desenvolvimento pessoal, na qual entrei em 2006, podia ter escolhido muitos métodos ou práticas, todas muito interessantes e de grande valor, sem dúvida.

E foi o Yoga do Riso que me cativou por vários fatores e sobretudo por considera-lo tão completo em termos de saúde física, mental, social, emocional e espiritual.

O que mais gosto quando estamos na prática da sessão de riso em grupo, seja online ou presencial, é o contato visual que realizamos entre os participantes. O contato visual cria logo uma empatia e uma conexão enorme com o outro ser humano e se a isto juntamos o riso então temos a combinação perfeita para criar ainda mais cumplicidade com os outros. 

É disso que se trata. De rir "com" os outros e evitar rir "dos" outros. São situações bem diferentes.

Quando rimos respiramos profundamente. Esta respiração oxigena corpo e mente, desintoxica o sistema respiratório reforçando-o. Como sabem respirar e manter o foco na respiração nos traz imediatamente ao momento presente que é o momento mais importante.

A tomada de consciência do momento presente ajuda a libertar as nossas tensões e abranda o fluxo de pensamentos. Assim, nos sentiremos mais relaxados.

Rir é considerada uma meditação ativa porque implica movimento. Quando meditamos damo-nos tempo para observar os nossos pensamentos e não tornar-nos "escravos" dos mesmos.

Rir também é uma técnica de programação neurolinguística porque quando rimos de uma situação, de um desafio ou de alguma preocupação estamos a enviar uma mensagem ao cérebro de que estamos a tirar importância a esta situação tornando-a muito mais leve.

Mudamos a perspetiva criando novos padrões neuronais, de comportamento e de adaptação e aceitação da realidade.

Rir transforma-nos para melhor. Quando rimos aceitamo-nos e aceitamos o outro ser humano.

Pensar positivo e deixar fluir. Aumentar a nossa energia vital. Equilibrar as nossas emoções...

É sim, um método que o pode ajudar, como me ajudou a mim e continua a ajudar a muitas pessoas, a sentir-se melhor consigo próprio, com os seres queridos e a atingir a sua paz e equilíbrio interiores.

Grata pela atenção dispensada e para qualquer assunto entre em contato pelo info@terapiadoriso.pt

Sabrina Tacconi - Master Trainer Yoga do Riso

Sem comentários:

Retiro Detox | Curso Certificado de Líder de Yoga do Riso

Retiro “Yoga do Riso “ – Detox físico, emocional e mental (Certificação Internacional de Líder de Yoga do Riso) Apresentação:  O retiro “Yog...