Avançar para o conteúdo principal

Riso, O Poderoso Transformador




Todos os dias tomamos decisões, umas de maior importância, outras de menor importância.

Há vários caminhos a escolher.

Falo aqui hoje sobre escolher entre viver no “drama” ou viver com “alegria”.

O “drama” está muito enraizado, por vários fatores, na cultura latina, a qual a maioria de nós pertencemos.

Se pensamos profundamente no assunto veremos que o caminho do “drama” limita-nos enquanto o caminho da Alegria liberta-nos.

Quando escolhemos a “Alegria” desenvolvemos o nosso infinito potencial.

Este artigo surge por uma partilha que tive numa das minhas formações de Líder de Riso.
Neste Curso abordamos todos os pontos importantes para ter uma vida positiva.
Um dos pontos que tratamos  é que para obter benefícios pela prática devemos rir pelo menos 10 minutos por dia de forma continuada durante 40 dias. Até que se torne um hábito.

E assim, a pessoa que participou na formação começou a fazer e esta foi a sua partilha.

“Desde que dei inicio à prática diária tenho sentido profundas transformações, a todos os níveis. Sinto-me com mais energia, mais bem-disposto, enfrento o meu dia-a-dia de uma forma mais positiva e no geral sinto-me muito melhor. Tenho notado também que através dessa mudança de atitude perante aos desafios crio uma melhor interação com as pessoas que me rodeiam e isso é bom para elas ao mesmo tempo que é benéfico também para mim.”

O riso transforma-nos.

Imagine que rir ajuda-nos a engravidar. Muitas clínicas de fertilização tem atelier complementar de Risoterapia pois devido a libertação química positiva que se obtém depois de rir a mesma ajuda ao processo de fertilização.

A nível mental o nosso cérebro reprograma o registo habitual criando novas ligações neuronais e cria assim uma nova realidade para nós.
Esta “reprogramação” fortalece a nossa estrutura subconsciente e consciente e assim também aprendemos a lidar melhor com o entorno que nos rodeia, com maior auto-confiança.

Ao nível emocional é onde sentimos as maiores vantagens sobre rir e escolher o caminho da Alegria.
O riso torna-nos mais descontraídos pelo que quando uma relação emocional corre menos bem conseguimos dar a volta muito mais rapidamente.
Dizem os cientistas que quando acabamos uma relação sentimental o corpo e a mente demoram 6 meses em recuperar.
Pois se aprendemos a rir duma forma saudável do assunto que nos deixou tristes conseguimos resolver a situação emocional em apenas 1 mês. Tenho tido partilhas nesse sentido de pessoas que também participaram nos cursos e que praticam riso com regularidade e frequência.

Tudo nos afeta menos quando estamos bem e decidimos assim estar.
Tudo depende de nós. Tudo depende da nossa escolha.

E agora? Qual o caminho que escolhe?


Sabrina Tacconi - Risoterapeuta

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de Rir

Durante 12 anos tenho-me dedicado e continuo a dedicar-me a divulgar o Riso e os Benefícios do mesmo na nossa saúde física, mental, emocional e espiritual.

Ainda assim, observo que muitas pessoas ainda não viram a importância de rir no dia a dia e pensam que rir é coisa de "ter pouco siso" ou de ser "pouco sério".

Parece-me um estigma que deve ser "remodelado" com uma nova visão da situação.

Rir nos traz ao momento presente pelo que se é assim, e está demonstrado cientificamente, isso nos traz "siso". Sem siso não estamos no "agora".

Se rio muito é porque estou bem com a vida e se estou bem com a vida é porque a estou a levar duma forma "séria", o que não implica que provoque momentos de riso durante o dia e que eu própria me permita rir comigo própria e com os outros.

Também muitas pessoas pensam que riem o suficiente todos os dias mas isso pode não ser bem assim.

É importante também saber de que rimos porque rir "de&q…

Rir é muito importante

Olá para as pessoas mais risonhas do mundo :-)
Hoje estou no dia seguinte de leccionar o Curso de Risoterapia no Porto.
Aprendo muito quando dou formação. O Riso atrai pessoas muito especiais e as partilhas são extraordinárias. 
Neste momento estou a rir sozinha. Pedi permissão aqui em casa e foi me concedida.
Rir é muito importante. Rir ajudou-me a ultrapassar situações desafiantes duma forma positiva e posicionou a minha mente numa direcção saudável.
Dessa forma e encontrando o meu equilíbrio interior através da Terapia do Riso posso ajudar aos outros a encontrar o equilíbrio mental, físico e emocional.
Por isso tenho os seguintes Cursos e Eventos preparados para si :-)
Dia 6 de Maio - Dia Mundial do Riso em Lisboa
Dias 19 e 20 de Maio - Curso de Líder do Riso em Lisboa
Dia 16 de Junho - Curso de Risoterapia em Lisboa
Dias 25 e 26 de Agosto - Curso de Líder do Riso no Porto
Dias 29 e 30 de Setembro - Focus e Workshock com Richard Romagnoli em Lisboa
Inscrições e informações pelo in…

Acordar a Rir

ACORDAR A RIR
Sabrina Tacconi
PRÓLOGO
Quero começar por dizer que é uma verdadeira honra para mim ter escrito este livro e ter vivido os momentos intensos de inspiração que vou partilhar convosco. A base desta leitura é entendermos juntos que o desenvolvimento de uma pessoa em plena harmonia e integridade significa que seja responsável pelos seus actos e pelas suas emoções. Nesta leitura tentaremos conhecer-nos um pouco melhor interiormente. O meu grande objectivo é transmitir experiências e ferramentas que ajudem o leitor a sentir-se melhor. O meu interesse é o ser humano no todo e como ser completo. Mas não quero tornar o prólogo num compêndio de promessas e expectativas, pretendo somente que se relaxe e desfrute, já que tudo o que fazemos na vida é uma maneira de crescer. Será muito interessante para mim se este livro o encher de dúvidas e perguntas ou então se da resposta às suas questões. Humildemente considero que devemos ter uma vida o mais completa possível, e uma boa gestão …