terça-feira, 6 de junho de 2023

#risoterapia | Men´s Health Maio 2023

 Boa tarde,

Segue-se um pequeno artigo da minha autoria sobre Risoterapia (Yoga do Riso) na edição de Maio da Revista Men´s Health.

Desfrutem da leitura ;-)

"A risoterapia

O sentido de humor não é algo que seja natural para todos e, como já vimos neste artigo, ter uma postura leve perante a vida está dependente de vários fatores. 

Porém, existem inúmeras técnicas que o podem colocar próximo dos benefícios de uma boa gargalhada, nomeadamente, a risoterapia ou, por outras palavras, a terapia do riso. 

Este método alternativo “ajuda no processo terapêutico do indivíduo mediante dinâmicas de grupo que incentivam o riso, o otimismo e a alegria de viver”, diz-nos a terapeuta do riso Sabrina Tacconi. 

Além da risoterapia também existe o yoga do riso que é um método que foi desenvolvido, em 1995, por um médico indiano chamado Madan Kataria. “Combina exercícios de respiração (pranayamas) com exercícios de riso onde passamos do riso induzido ao riso verdadeiro.

Trabalhamos a interação e o contacto visual de forma a desinibir os participantes e incentivamos o otimismo, a celebração da vida, o agradecimento e a compreensão do outro e a aceitação de nós próprios tal e como somos”, explica Sabrina Tacconi, que é também master trainer de yoga do riso.

Como é que é uma sessão do riso? De acordo com a fundadora da Universidade do Riso, em Portugal, Sabrina Tacconi, durante 20 minutos há uma intereção entre os participantes, mantendo o contacto visual mediante a prática de exercícios de riso exemplificados pelo Líder do Yoga do Riso.

Depois, é feita uma meditação, onde o riso flui de forma natural, terminando com um momento de relaxamento e partilha de grupo sobre a experiência.

Fortalecimento do sistema imunológico,

libertação de serotonina, endorfinas e dopamina, diminuição do cortisol (hormona do stress), um aumento da autoestima e foco no momento presente são alguns dos benefícios deste tipo de sessão, apontados pela especialista."

Sabrina Tacconi

Grata pela atenção e pelo interesse :-)

Sem comentários:

Mindfulness para Empresas

  Mindfulness para Empresas Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática que envolve estar consciente e presente no momento presente, se...