segunda-feira, 21 de maio de 2018

... mais livro :-)

Todos somos fundamentais no processo evolutivo, na existência da vida, na existência de nós e dos outros e somos plenamente conscientes e responsáveis pelo que já passou e pelo que há-de vir. Assumimos essa responsabilidade com prazer e fazemos a diferença.

 Já imaginaram o poder que todos temos quando pensamos em sintonia?
 Já alguma vez sequer sonharam o poder que temos quando assumimos uma responsabilidade de uma forma saudável?
 Já sentiram o bom que é ser saudáveis a todos os níveis?
 Já se apaixonaram por vós próprios antes de se apaixonar pelos outros?
 Já olharam para dentro antes de olhar para os outros?

É difícil olhar para dentro de nós, como somos conscientes disso, as vezes, fugimos de nós.

Após várias experiências, baseadas nas experiências dos seres humanos que fui encontrando no meu percurso ao longo da minha vida, uma das situações mais relevantes que senti foi a dificuldade que temos de estar connosco próprios em silêncio, observando-nos. Para mim foi a mais difícil das tarefas que me ‘encomendaram’, foi a parte mais difícil da minha vida e quando partilho momentos de intimidade no meu trabalho sinto como as palavras são usadas como sabotagem do presente, que é o momento mais importante da vida. Mas também é certo que quando aprendemos a olhar para dentro e a observar o exterior com maior atenção, passa a ser uma das situações mais interessantes que pode haver.

O que nos custa aprofundar dentro de nós, mergulhar no fundo do nosso ser, mergulhar nas nossas próprias entranhas! É sempre um caminho mais fácil mergulhar na vida dos outros. Todos sabemos onde nos levam os caminhos mais fáceis. Levam-nos ao ‘nada’, e o que nós andamos todos a procurar é o ‘todo’.
Num retiro de silêncio que fizemos em grupo durante 24 horas, todas as conclusões finais foram muito interessantes e no geral positivas. Algumas pessoas falaram de encontro com elas próprias e com a natureza de uma forma mais intensa, de relaxamento completo, de perder a noção do tempo ‘relógio’. Uma amiga falava comigo e explicava-me o seguinte: ‘Acabei de fazer um retiro de silêncio de uma semana de duração e foi muito complicado, mexeu muito comigo, houve até vários dias que pensei em abandonar o retiro, mas agora sinto-me muito bem, limpa e renovada por dentro e estou super contente de o ter feito.’ Outro amigo que está no Tibete fala assim numa das suas cartas: ‘Como vivem ali em cima... acho que o sorriso destes dois monges é o reflexo da paz que ali vivem e esse deve ser o segredo da felicidade...’

O ser humano precisa de meditar, como falávamos anteriormente, precisa de ‘desligar’ durante uns minutos por dia para se sentir por dentro, para retomar as raízes, para se ‘retomar’ a si próprio.

Redimensionar a nossa vida e as situações que nos rodeiam é um passo importante no quotidiano, já que estamos todos sobrecarregados de trabalho, emoções, sentimentos, percepções, e para poder estar centrados e focar devidamente as energias diárias devemos concedermo-nos um tempo, todos os dias, para sentirmo-nos.
.

Sem comentários:

Mindfulness para Empresas

  Mindfulness para Empresas Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática que envolve estar consciente e presente no momento presente, se...