sexta-feira, 18 de maio de 2018

Primeira Página :-)

Já faz algum tempo que sinto a necessidade de exprimir alguns pensamentos e experiências de vida. Uma base filosófica e ter valores morais na vida são meio caminho andado para o nosso ‘estar bem’ e para o nosso bem-estar, só assim podemos fazer sentir bem os outros, o ambiente que nos rodeia e a nós mesmos.
Vivemos numa sociedade em constante mudança e em constante competitividade. Acompanhar estes processos torna-se por vezes menos fácil. Mas tudo depende da objectividade e da perspectiva com que tomamos as situações. Começo a acreditar que não existem emoções negativas, tudo depende dos nossos prismas e leituras da situação.
As emoções devem ser vividas e sentidas como experiências, sempre com base na aprendizagem com que somos deparados desde que nascemos até à nossa morte. Lidar com as emoções faz de nós seres humanos íntegros e com capacidade de reacção ante qualquer adversidade, por muito complicada que esta se apresente, e torna-se fundamental para resolver tudo na vida. Claro que tudo tem um processo natural e, para o ver, devemos estar presentes no momento que nos acompanha, conscientes e plenos de vida.
Quando estamos a sofrer é porque alguma coisa não está certa, o sofrimento é um sinal de alarme muito forte e sempre que uma situação nos faz sentir sofrimento devemos enfrentá-la e resolvê-la de alguma forma, mudando de situação, deixando para trás essa pessoa que nos faz menos felizes, porque um dia sem felicidade é um dia perdido. A vida é tão emocionante que não podemos perder tempo em sentir e pensar nas situações menos boas que nos acompanharam. Partamos do princípio de que realmente a vida é ‘cor-de-rosa’, nós é que através dos nossos pensamentos mal geridos a tornamos ‘cinzenta’.
Não há dúvida de que o riso ajuda muito a contornar situações adversas, não devemos ceder à força de um mal-estar, devemos aprender a dar-lhe a volta. É uma obrigação que temos como seres humanos inteligentes que somos, focar toda a nossa atenção e a nossa energia em ver as coisas belas que o universo e o mundo têm para nos oferecer. Claro que à primeira vista tudo isto parece muito fácil de dizer, o desafio começa quando temos que agir, aí é que pomos tudo em causa e a lenha começa a arder. Temos muitas ferramentas para resolver e para enfrentar tudo o que não nos agrada.
A principal ferramenta que temos é a nossa mente; os nossos pensamentos são o motor da nossa vida, não focar os problemas, focar as soluções, e agir perante as adversidades. Se nós focamos nos problemas, eles aumentam consideravelmente até ao ponto de nos deixar completamente desfeitos. Se sabemos que temos este poder, devemos utilizá-lo. Acho que o ser humano tem três grandes inimigos: um é a preguiça, outro é o comodismo e finalmente o medo.
 A preguiça impede-nos de actuar consoante os nossos pensamentos e as nossas necessidades reais como seres humanos.
 O comodismo impede-nos descaradamente de ser felizes, já que nos traz o medo de perder, e o ser humano quando tem medo não consegue avançar para lado nenhum, fica bloqueado.
 O medo não é nunca uma opção de vida, o medo faz uma sabotagem da vida e devemos evitar sentir medo, devemos sentir o poder que todos nós temos dentro de nós, a capacidade de ajudar a nós próprios e ajudar a fazer a diferença.

Sem comentários:

Mindfulness para Empresas

  Mindfulness para Empresas Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática que envolve estar consciente e presente no momento presente, se...